top of page

Quinta-feira

18 de Julho, 19h30

Pátio da Cisterna, FBAUL

Folhas_Vitor Granete.jpg
Inês Condeço & Pedro PMDS - Concerto Gaivotas - 2 - Foto de Pedro Jafuno.jpg

Inês Condeço & Pedro PMDS

Mbé + Lcuas Pires

Inês e Pedro conheceram-se na pós-graduação de "arte sonora: processos experimentais" e iniciaram trabalho colaborativo, estando a gravar um disco. Apostam num espectáculo sustentado na manipulação de tape, loops, voz, poesia e ruído.

Nascido e criado na favela da Rocinha, Mbé, e parceiro Lcuas Pires, atravessam o Atlântico para nos trazerem uma música translúcida e comovente, com particular apreço pelo uso de gravações de campo e o poder identitário da colagem como linguagem artesanal. 

Inês Condeço & Pedro PMDS

Este projeto surge em Setembro de 2023, resultante de um encontro feliz. Foi na Pós-Graduação em Arte Sonora: Processos Experimentais na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa que se conheceram e imediatamente encontraram pontos em comum que decidiram explorar e fundir. Inês é pianista mas não utiliza piano neste espectáculo, explorando assim com mais intensidade a voz e o sintetizador e Pedro deixa de lado as electrónicas mais complexas. Embarcam num espetáculo baseado na manipulação de tape, loops, voz, poesia, feedbacks e noise, num universo virado do avesso mas que no final soa estranhamente familiar. A poesia é do Boris e a performance desenrola-se a partir desse texto sobre a existência. Alterna entre vários estados de espírito, entre a palavra falada e voz cantada, entre ruído e melodias etéreas. O duo tem-se apresentado ao vivo em vários locais e planeia lançar um álbum no decorrer do ano 2024.

 

Inês Condeço iniciou os seus estudos musicais em Leiria e licenciou-se em Música (Piano - Música Clássica) na Universidade de Évora. Tem explorado extensamente o piano, electrónica e manipulação da voz, convergindo vários géneros musicais numa linguagem própria, tendo já lançado, no início de 2024, o seu primeiro álbum a solo “Lacuna”.

https://inescondeco.bandcamp.com/album/lacuna

 

Pedro “PMDS” Sousa tem construído o seu percurso musical no projecto PMDS, num universo onde o processo electrónico resulta num som orgânico, etéreo e cinemático. Tem feito concertos um pouco por todo o país e estrangeiro.

https://pmds.bandcamp.com 

Mbé + Lcuas Pires

Nascido e criado na favela da Rocinha, Mbé (palavra yorubá que significa “existir”) é o nome do projeto solo de Luan Correia: músico, produtor e engenheiro de som ligado à cena da música experimental carioca.
A sua música translúcida e comovente, com particular apreço pelo uso de gravações de campo e o poder identitário da colagem como linguagem artesanal, revelou uma voz importante da expressão artística negra independente no Brasil. O seu primeiro álbum “ROCINHA” foi lançado em março de 2021 pela editora QTV e conta com participações de Juçara Marçal, Luizinho do Jêje, José Mekler, entre outros.
Estreia nacional fazendo-se acompanhar do cúmplice Lcuas Pires em palco.

https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv048-rocinha

Este concerto conta com o apoio do Programa de Cooperação Ibero-Americana Ibermúsicas.

PÁTIO DA CISTERNA DA FACULDADE DE BELAS ARTES DE LISBOA [FBAUL]

bottom of page