Quinta-feira
25 de Julho, 19h30
Pátio da Cisterna, FBAUL
Guilherme Curado
Gustavo Costa
Guilherme Curado trabalha entre meios, cruzando vídeo e som com 3D, construindo paisagens utópicas virtuais. Mais um criador talentoso proposto pela coordenação da pós-graduação de "arte sonora: processos experimentais" da FBAUL.
Gustavo Costa é um músico jubilado no underground internacional - intersectando com o trilho na academia. Co-mentor da Sonoscopia, o compositor e percussionista Portuense, no activo há mais de 3 décadas, lançou este ano o fantástico "Natura Mimesis".
Guilherme Curado trabalha entre meios, cruzando vídeo e som com 3D, construindo paisagens utópicas virtuais. A imaterialidade, a fluidez, as reflexões, em diálogo com o corpo e a identidade, servem de ponto de partida para a reflexão sobre a experiência contemporânea. Na sua prática sonora, concentra-se na criação de ambientes oníricos, utilizando- os como ferramentas para escape da realidade. Guilherme Curado é melancólico. Amor sem Fronteiras. É o mais ínfimo acidente, o imaginar que há outro nascer do sol.
https://guilhermecurado.bandcamp.com/album/for-better-times
Gustavo Costa
Nascido no Porto, em 1976, o seu percurso caracteriza-se por uma constante permeabilidade a vários estilos musicais, mas com um denominador comum: a experimentação e o constante desejo de renovação estilística. Ativo na cena underground desde o início dos anos 90, manteve um interesse e atividade paralela no meio académico, estudando percussão, tecnologias musicais, sonologia, teoria, composição e media digitais, e lecionando em várias instituições de ensino superior em Portugal. Num período de 30 anos, fez parte de inúmeras bandas e formações de vários espectros estilísticos, colaborando com centenas de músicos em inúmeros espetáculos distribuídos por vários pontos do globo. Nos últimos anos tem concentrado grande parte da sua atividade na Sonoscopia, coletivo e associação da qual é fundador e onde se dedica à exploração sónica através de vários formatos de criação e colaboração.
Após o seu primeiro disco de percussão a solo, “Entropies and Mimetic Patterns”, lançado em 2020, em “Natura Mimesis” as técnicas de composição originais, maioritariamente baseadas em transcrições musicais de fenómenos naturais, são agora aplicadas a um espectro orquestral mais vasto, com a inclusão de três músicos convidados cujas formações vão da música contemporânea à improvisação livre. Clara Saleiro, na flauta, e João Dias na percussão têm sido colaboradores regulares em diversos projetos, e a violinista Biliana Voutchkova é amplamente conhecida pelo seu envolvimento no panorama da música experimental europeia. “Natura Mimesis” foi construído em torno de pequenos motivos desenvolvidos em sessões de gravação com estes três músicos convidados, e posteriormente compostos por Gustavo Costa no seu estúdio, com ligeiros arranjos do material original, processamento de áudio e contraponto eletrónico. Tal como em muitas das composições de Costa, “Natura Mimesis” é uma reflexão introspetiva do mundo, onde o som é o gatilho para uma interpretação abstrata e individual.
PÁTIO DA CISTERNA DA FACULDADE DE BELAS ARTES DE LISBOA [FBAUL]