


Lizatron é uma digger e coleccionadora de discos, e a figura por detrás da Invisible Sounds, uma editora/promotora/programa de rádio originada em Londres e atualmente sediada em Lisboa. Contribui para a Mutant Radio em Tbilisi com o seu podcast trimestral, e para a local East Side Radio com o programa quinzenal Formation. Tem tocado bastante na cidade e no Porto, sendo residente no Fiasco, e mantém uma relação de longa data com o clube de culto Salon des Amateurs em Dusseldorf - que foi reforçada trazendo a Portugal deejays como Tolouse LowTrax, Lucas e Marijana Croon e Lena Willikens.
Djilam Turé é uma aclamada cantora, compositora e bailarina da Guiné Bissau. Diz-se que começou como bailarina nos finais de anos 90 no Ballet Nacional associado às FARP. Em 2003 foi uma dos membros fundadores do projeto Netos de Bandin, que no mesmo ano participou no Festival Kani Lai na Gâmbia. Ainda com Netos de Bandin actuou nos festejos de comemoração da independência da República do Senegal no ano seguinte.
Djilam fundou depois em 20212, com outres colegas, o Grupo Harmonia de Luanda, que conheceu grande sucesso associada à difusão da música de Tina e movimento das mandjuandades. Tina, também chamada tambor de água, é um instrumento musical que consiste em tambores cortados ao meio e cheio de água onde se coloca uma cabaça hemisférica que é percutida com as mãos. Instrumento muitas vezes associado à vida na cidade, a tina é utilizada em festas, casamentos e atividades recreativas de mandjuandades (pessoas da mesma idade) e a cerimónia de “choro” das pessoas idosas, realizada uma semana após o funeral. É um instrumento de ressonância com um som cavo (“baixo zumbido”). Serve de base rítmica para canções e dançarinos, quase sempre acompanhada com palmas.
Já actuou em Portugal e outros países europeus como França, Espanha e Luxemburgo, a convite de promotores culturais da diáspora Guineense, em eventos e festivais de Tina, e será um privilégio recebê-la na festa de abertura das Noites de Verão 2025.
Juntamente com o seu irmão DJ Fett Burger, DJ Sotofett tem lançado música soberba através da sua editora Sex Tags e das suas sub-editoras, Wania, Amfibia e outras, desde há duas décadas e tal. O seu ouvido apurado para descobrir música nova e rara fez com que os seus sets prolongados se tornassem lendários - como foi o caso da festa Espírito Santo n’A Lontra em ‘16 - e mal podemos esperar que Sotofett se junte a nós no Pátio da Cisterna, depois da celebração monumental o ano passado com outra berdadeira, DJ Marcelle.