Mário Rui Silva

sexta-feira, 5 agosto, 19h30

Mário Rui Silva

Horário e local

05/08, 19:30

Jardim do Museu do Chiado, R. Serpa Pinto 4, 1200-444 Lisboa, Portugal

Sobre o evento

Mário Rui Silva

Nascido em 1952, o músico e investigador Mário Rui Silva é tido como um dos principais divulgadores da música angolana. O seu trabalho de pesquisa têm sido editado em diversos trabalhos discográficos como “Chants d’Angola pour demain”, 1994, “Luanda 50/60 ANGOLA”, 1997, ou “Luanda 1940 Angola” de 2002, assim como em obra bibliográfica, como os pioneiros “Ensaio de Mário Rui Silva para uma gramática comparativa, Português-Kimbundu, para falantes de língua portuguesa” e “Estórias para a História da Música em Angola”.

Viveu a sua vida entre Angola e Europa, conviveu com os músicos camaroneses Francis Bebey e Ewanjé, participou nas gravações do disco “Angola 72” do seu amigo e compatriota Bonga, assumindo como influência clara o guitarrista brasileiro Baden Powell.

A partir dos ensinamentos da lenda da música Angolana e co-fundador dos Ngola Ritmos, Liceu Vieira Dias, Mário ganhou um entendimento técnico, político e espiritual da cultura musical Angolana. Às mãos de Liceu, os ritmos tradicionais do Semba e do Kazukuta dos anos 40 e 50 ajudaram a criar um sentido de orgulho nacional colectivo emancipatório que acordou os ouvintes para a tirania do jugo colonial, contribuindo para o processo revolucionário do país rumo à auto-determinação e independência.

Uma selecção de músicas dos três álbuns que Mário editou na década de 80 : Sung’Ali (1982), Tunapenda Afrika (1985) e Koizas dum Outru Tempu (1988) foram compiladas pela editora inglesa Time Capsule em vinil duplo lançado em 2021. Juntas, pintam um quadro da jornada dum homem pela música da sua pátria, revitalizando nos dias de hoje, para uma audiência internacional, o seu indizimável nome e méritos artísticos.

https://timecapsulespace.bandcamp.com/album/stories-from-another-time-1982-1988

Jardim do MNAC, Chiado

19h30, entrada livre

http://www.museuartecontemporanea.gov.pt

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram