Alexander von Schlippenbach, ​​Scratchclart, Chima Hiro, ZenGxrl

sábado, 3 setembro, 16h> 20h

Alexander von Schlippenbach, ​​Scratchclart, Chima Hiro, ZenGxrl

Horário e local

03/09, 16:00 – 20:00

Goethe-Institut, Campo dos Mártires da Pátria 37, 1169-016 Lisboa, Portugal

Sobre o evento

*no auditório*

Alexander von Schlippenbach

*no jardim*

Scratchclart

Chima Hiro

ZenGxrl

Pedra basilar do movimento europeu do free-jazz, Alex Von Schlippenbach é um dos mais conceituados pianistas a nível mundial. Nascido na Alemanha em 1938, conta já com uma extensíssima obra enquanto compositor e improvisador em formações tão memoráveis como o Alex Von Schlippenbach Trio ou a Globe Unity Orchestra. Contando sempre com a colaboração de alguns dos nomes mais lendários de todo o jazz como Evan Parker, Tony Oxley ou William Breuker, é uma das figuras transversais às maiores movimentações de vanguarda dentro do género e à história da música no séc. XX.

https://youtu.be/BVdq1bNqUHI

Scratchclart, também conhecido como Scratcha DVA, é um convicto inveterado da busca pelo novo e diferente, proponente de encontros e cruzamentos de estilos, com um percurso que tem marcado a ossatura da música negra milenial do Reino Unido, aquela que das Ilhas mais impacto cultural tem provocado no mundo inteiro. Crescido na East London ainda dos tempos das rádios pirata e da cultura jungle e drum 'n' bass nos anos 90, cedo se associou ao pioneiro produtor e DJ de grime Terror Danjah, tornando-se mais tarde uma referência da RinseFM com o seu carismático "Grimey Breakfast Show". Produziu pra Wiley, Flowdan, Durrty Goodz, Chipmunk, Trim and Sway e desde o desfalecimento do UK Funky - género de vida breve mas marcante, que saboreou até ao último momento - tem vindo a procurar inspiração e diálogo com as músicas sul-africanas como o gqom e amapiano, intentado em resgatar o Bounce entretanto higienizado no panorama britânico. É uma das figuras mestre da editora Hyperdub, e “Afrotek” EP do ano passado constituiu novo marco da experimentação fusionista que o caracteriza.

https://scratchadva.bandcamp.com

Chima Hiro é o pseudónimo Dj de Rinchen Gatete, luminosa graduada em Cinema e com uma paixão contagiante por Música e a melhor forma de a celebrar, dançando-a. De impressionante bom gosto na sua expressão e estilo, conquistou ouvintes no seu memorável programa Nyce & Slow na Rádio Quântica, e continua a tocar regularmente na cidade as suas selecções em casas como o Lux Frágil, o Village Underground ou as Damas.

https://youtu.be/Jg9xQhq-t_g

ZenGxrl é manequim, influencer luso-angolana e como DJ viaja nos seus sets pelos vários estilos que a inspiram como o dancehall, amapiano, afro, baile funk e muito mais.

https://soundcloud.com/zengxrl

Goethe-Institut, Campo Mártires da Pátria

3 de Setembro, 16h > 20h, entrada livre

https://www.goethe.de/ins/pt/pt/kul.html

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram